Condecorações

Heráldica e Medalhística

As outorgas da ordem do Mérito de Educação e Integração e Comenda da Ordem do Mérito Municipalista justificam-se pelos inestimáveis serviços prestados e merecidos méritos pessoais e profissionais que distinguem os Membros Comendadores e Homenageados no seio de suas comunidades e reconhecem o mérito daqueles que se destacam em suas áreas de atuação, como também daqueles que direcionam a sua conduta em benefício social.

A heráldica se rege por convenções ou leis internacionais consubstanciadas, no que podemos dizer, num código que regula tudo o que lhe diz respeito e, de modo muito especial, a confecção de brasões ou escudo de armas. Dentro das diretrizes específicas que a heráldica inspira, enquadra-se o regimento das chamadas "ordens", cujas origens, no dizer do grande heraldista Waldemar Baroni Santos, vêm da instituição das chamadas ordens religiosas, inspiradas nas doutrinas cristãs do século primeiro.
A chamada ORDEM se institui como um apêndice heráldico, tendo por finalidade a agregação de personalidades distintas em torno às atividades institucionais de uma entidade de reconhecimento público, funcionando como uma "galeria de valores individuais" à qual se rende o tributo da admiração e o respeito das comunidades onde atue. Sua honrosa posição se deve ao mérito de antigas ORDENS, como por exemplo: a "Ordem de Santo Antônio da Redoma", "Ordem de Aviz", de Portugal; e tantas outras ora extintas.
Dentro dos princípios regimentais da Heráldica, a Sociedade Brasileira de Educação e Integração criou a ORDEM DO MÉRITO DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO, atendendo às necessidades de distinguir personalidades que, por suas atividades profissionais, culturais, científicas, literárias e artísticas, tenham proporcionando benefícios e projeção das comunidades onde vivem. A ORDEM DO MÉRITO DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO está regida por um dispositivo de ordem social e submissa à prévia aprovação do Egrégio Conselho Nacional de Honrarias e Honorificências da Sociedade Brasileira de Educação e Integração
As personalidades nela inscritas, classificam-se pela seguinte ordem hierárquica: Cavaleiro; Cavaleiro Oficial; Comendador (colar de pescoço); Comendador Grande Oficial (crachá de prata); Comendador Grã-Cruz (faixa de banda e crachá dourado), esta insígnia é a máxima dentro da ordem.
A indicação de personalidades, feita por membro já pertencentes a Ordem é submetida à apreciação do Egrégio Conselho Nacional de Honrarias e Honorificências para a aprovação final, depois do que a entrega se processará em ato público ou privado, de acordo com o desejo do laureado.

Condecorações instituídas pela S.B.E.I. através da ORDEM DO MÉRITO DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO dentro dos princípios regimentais, convenções e leis internacionais que regem a Heráldica, para distinguir personalidades com relevantes serviços prestados e que se destacam em diversos ramos de atividades.

Condecorações:

- Cavaleiro, Cavaleiro Oficial, Comendador, Comendador Grande Oficial e Comendador Grã Cruz.

Comenda e Comenda Grã Cruz da Ordem do Mérito de Educação e Integração

Diploma.

REPRODUCÃO DO DIPLOMA EM METAL (OPCIONAL)

 

Medalhas:

Medalha do Mérito Cívico Tiradentes - O Herói da Independência

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro21 de abril de1792) foi um dentistatropeiromineradorcomerciantemilitar e ativista político que atuou nos domínios portugueses no continente americano (Brasil colonial,1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir daInconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992.

 

Medalha do Mérito Artístico Maestro Carlos Gomes

Antônio Carlos Gomes (Campinas11 de julho de 1836 — Belém16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de óperabrasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa.[1] Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala.[2] [3] É o autor da ópera O Guarani.

Carlos Gomes nasceu em Campinas e ficou conhecido por Nhô Tonico,[2] nome com que assinava, até, suas dedicatórias. Nasceu numa segunda-feira numa humilde casa da Rua da Matriz Nova,[4] na "cidade das andorinhas". Foram seus pais Manuel José Gomes (Maneco Músico) e dona Fabiana Jaguari Gomes.

 

Medalha do Mérito Cívico Ana Neri - A Pioneira da Enfermagem no Brasil

Filha de José Ferreira de Jesus e Luísa Maria das Virgens, Anna Justina Ferreira nasceu em Cachoeira, na Bahia, em 13 de dezembro de1814.

Casou-se com o Capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery em 1837, quando adotou o sobrenome do marido, que viria a consagrá-la como Anna Nery. Com o cônjuge teve três filhos: Justiniano Nery, Antônio Pedro Nery e Isidoro Antônio Nery Filho. O marido faleceu em 1843[1] .

Guerra do Paraguai

Dois filhos de Anna Nery eram oficiais do Exército, e ao irromper a Guerra do Paraguai em dezembro de 1864, seguiram ambos para o campo de luta, acompanhados do tio, o Major Maurício Ferreira, irmão de Anna. Anna requereu, então, ao presidente da província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, que lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão durante os combates, ou, que ao menos, ela pudesse prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, Anna partiu de Salvador, incorporada ao décimo batalhão de voluntários em agosto de 1865, na qualidade de enfermeira.

Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, CorrientesHumaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos.[2]

Pós Guerra do Paraguai

Terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.

Anna faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade, em 20 de maio de 1880.

 

Medalha do Mérito Cívico Poeta Olavo Bilac - O Patriiota

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro16 de dezembro de 1865 — 28 de dezembro de 1918) foi um jornalista, contista (vide ''Contos Pátrios''), cronista e poeta brasileiro do período literário parnasiano, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.

Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano enacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório[1] em um período em que o exército usufruía de amplas faculdades políticas em virtude do golpe militar de 1889. O poeta foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal da época (o Rio de Janeiro), e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil. Também ficou famoso pelas fortes convicções políticas, sobressaindo-se a ferrenha oposição ao governo militar do marechal Floriano Peixoto. Em 1907 foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros", pela revista Fon-Fon. Bilac, autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, é considerado o mais importante de nossos poetas parnasianos.

A Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo. Olavo Bilac.

 

Comenda da Ordem do Mérito Municipalista

 

O QUE É UMA COMENDA ?

1. Benefício outrora concedido a eclesiásticos e a cavaleiros de ordens militares.
2. Condecoração ou distinção de ordem honorífica.
3. Insígnia ou divisa de comendador.

 

TOPO DA PÁGINA>>>

Eventos

Parceria

mais

mais

mais

Pacto Global - ONU

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela ONU - Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

mais www.unglobalcompact.org

Genealogia

Brazão de Armas e Histórico de Família

A Genealogia é a ciência pela qual se busca a origem, as raízes de nossos antepassados distantes que, no conjunto, vieram formar o que somos. Na genealogia, além de reverenciar os que nos antecederam, identificamos a nossa etnia.

mais